Roteiros do Rio

Vamos bater perna por aí?

Por: Laila Sena

Já disse da minha predileção por coisas usadas, né? Seja sebo, antiquário ou brechó, tudo que tem uma história eu tô entrando e comprando. Acho que devo ter um gene de traça, vai ver. rs  Pensando nisso, cacei uma lista com brechós bacanas para você bater perna e se jogar no Vintage’ style.

É nessa hora que a gente coloca essa música – todos nós somos um pouco consumistas… – bem alta, aperta o play e vai ser feliz batendo perna. Vamos às compras?

Eu amo
Na loja, aberta em 2008, só se encontram peças vintage datadas até os anos 80. Gente jovem e profissionais da moda estão sempre fuçando as araras em busca de tesouros. Cadastre-se no site da marca se quiser receber por e-mail todas as novidades e informações sobre festinhas e eventos especiais.
Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos.
Onde: Rua Monte Alegre, 374, casa 1, Santa Teresa, tel. 2221-2855. Site: euamovintage.com.br

De Salto Alto

Parada obrigatória de descolados à procura de artigos dos anos 50, 60 e 70. Aberto desde 1998, este brechó teve seu nome inspirado no filme homônimo de Pedro Almodóvar, mas também é conhecido como o brechó do Pantera – apelido do dono divertidíssimo da casa, Marcos Barreto.
Estilo: pop, roupas femininas e masculinas, luminárias futuristas, vinis antigos e bibelôs curiosos. O brechó compra artigos de quem está interessado em vender.
Onde: Rua Siqueira Campos, 143, loja 44, Copacabana, tel. 2236-2589.

Estilo by Celso
O brechó, que começou vendendo apenas objetos, hoje oferece ampla variedade de roupas e acessórios de todas as épocas e estilos. Malas e chapéus são alguns dos itens mais procurados por produtores e figurinistas. Já os vestidos de festa dos anos 80 fazem a cabeça de quem busca algo para uma festa à fantasia.
Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação (nesse caso, o artigo é “emprestado” ao brechó. Se for vendido, o dono da loja divide o valor com o dono da peça. Se não for vendido, o artigo é devolvido e não fica no brechó).
Onde: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 581, loja 352, Copacabana, tel. 2255-4004.

Viva! Retrô Vintage
Dois dos brechós mais pops da cidade se uniram e funcionam, agora, no mesmo endereço. No Fast, o diferencial são as roupas e acessórios de redes como H&M e Zara. Há também bolsas e sapatos de grifes nacionais e internacionais em perfeito estado de conservação. No Viva!, o foco é em roupas antigas e vintage para a noite – em geral com uma pitada de rock’n’roll. Camisetas de malha com estampas em silk screen são especialidade da casa.
Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos.
Onde: Rua Aníbal de Mendonça, 173, casa 2, Ipanema, tel. 2512-1728.

Petit Lilly
Um brechó contemporâneo sem cara de brechó. Aberto em 2006, oferece peças grifadas, novas ou seminovas. A ideia é trazer para os clientes coleções recentes de marcas nacionais e internacionais. Sapatos Manolo Blahnik, bolsas Balenciaga e jeans premium Diesel e Seven estão entre os itens mais procurados.
Estilo: chique, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.
Onde: Rua Visconde de Pirajá, 550, loja 319, Ipanema, tel. 2239-3707.

Emporium do Futuro
Peças de marca são o forte da casa, que também vende e reserva pela internet (emporiumdofuturo.blogspot.com). Itens básicos de grifes como Maria Bonita, Mara Mac e Richards estão entre os mais procurados.
Estilo: chique, roupas femininas. O brechó vende artigos por consignação.
Onde: Rua Dias Ferreira, 420, loja D, tel. 2294-0992 / 2239-1803.

Comprem, comprem, comprem! (Lembrei do Ciro Bottini e seu polegar atestando a qualidade)

Anexo Vintage
Parada obrigatória de artistas e socialites cariocas, o brechó oferece vestidos, bolsas e sapatos novos e seminovos das marcas internacionais mais desejadas, como Gucci, Prada, Diane von Furstenberg, Pierre Cardin e Thierry Mugler.
Estilo: chique, roupas femininas. O brechó vende artigos por consignação.
Onde: Rua Marquês de São Vicente, 52, box 170 (fundos do Shopping da Gávea), Gávea, tel.: 2529-8253.

1,2,3 Fashion

Roupas, bolsas e sapatos da Zara, Espaço Fashion, Farm, Diesel e Fórum, entre outras, podem ser encontrados por preços ainda menores do que os das liquidações dessas marcas.
Estilo: chique, roupas femininas e masculinas. O brechó vende artigos por consignação.
Onde: Av. das Américas, 500, bloco 9, loja 129, Shopping Downtown, Barra, tel. 3982-2123.

Brechó do Casarão
O foco da loja, que trabalha também com peças de tamanhos especiais, são roupas novas ou seminovas de marcas diversas. Às quintas-feiras, uma consultora de moda ajuda as clientes a escolher as peças e montar as melhores produções.
Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.
Onde: Rua Haddock Lobo, 239, térreo, tel. 2567-6864.

Flor de Lis

Há roupas para mulheres, homens e crianças, sapatos, chapéus, objetos para casa e até fantasias. São peças novas, seminovas, antigas e, ainda, roupas de pontas de estoque. Para completar, uma estação de tratamento de roupas (com máquina de lavar, secar e ferro a vapor) e um cibercafé que pode ser usado gratuitamente pelos clientes.
Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas para adultos e crianças
Onde: Rua Hans Staden, 10, loja D. Tel.: (21) 2266-7939 / 3737-7939. O brechó vende artigos por consignação.

Brecholar
Aberto desde 1995, o brechó é visitado por figurinistas e produtores, toda semana, em busca das muitas capas e casacos de inverno selecionados pela dona da loja, Cristina Ferraz. Mas a variedade de peças é grande: são roupas antigas e seminovas para homens e mulheres, bolsas, sapatos e outros acessórios.
Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.
Onde: Rua Marquês de Abrantes, 26, loja G, Flamengo, tel. 2556-2878.

Garimpo Carioca
O foco são peças de marcas cariocas conhecidas. É possível encontrar peças seminovas e novas da Oh Boy, Cantão, Eclectic, Maria Filó e Enjoy. Peças masculinas, principalmente calças de marcas como Richards, GAP e Guess, também são muito procuradas. Além de o brechó oferecer serviço de consultoria de moda, os clientes também podem levar peças para experimentar em casa antes de comprar.
Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.
Onde: Rua Senador Vergueiro, 218, loja 23, Flamengo, tel. 2554-6282. Filial Laranjeiras (roupas femininas e venda por consignação): Rua das Laranjeiras, 21, loja 14, tel. 2556-0080.

Brechó do Adylson

Os preços são dos mais baixos e não há distinção de marca. Uma bolsa Chanel original pode sair pelo mesmo valor de uma sem marca. Não à toa, o brechó é muito procurado por produtores de moda e donos de outros brechós da cidade que buscam peças para revender em suas lojas.
Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos.
Onde: Rua das Laranjeiras, 21, loja 31, Laranjeiras, tel. 2205-7260.

Desculpe, eu sou chique
Paraíso para colecionadores e amantes de coisas antigas, o brechó tem de tudo à venda: móveis dos anos 50 e 60, objetos, acessórios, roupas. Só peças antigas e exóticas. No segundo andar, um bistrô, uma estação de customização de móveis antigos e um sebo com livros, revistas e vinis raros. Curiosidade: o Desculpe, eu sou chique é, também, a residência do dono, Carlos Sávio da Silva.
Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó vende artigos por consignação.
Onde: Rua Alice, 75, Laranjeiras, tel. 2225-6059.

Brechó da Paty
Calças jeans, blusas, vestidos bolsas e sapatos de diferentes origens, em geral de marcas nacionais como Farm, Espaço Fashion e Shop 126. A maioria das peças vem de casas da Zona Sul, outras são garimpadas em feiras e bazares de caridade.
Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.
Onde: Praça Cristiano Ottoni, s/n, subsolo, lojas 1 e 2, Estação Central do Brasil, Centro, tel. 2518-2767 / 2233-1376. Filial Copacabana: Rua Figueiredo de Magalhães, 414, tel. 2225-9887.

Refurbished
Não é apenas um brechó! A Refurbished acredita no consumo consciente. Você pode aparecer por lá com aquelas roupas que não cabem mais – e a gente jura que com dieta vai voltar a usar…-, eles avaliam e você ganha crédito de compras!
Estilo: todos!
Onde: Shopping Barra World – Setor Alemanha – Loja 108 B – Recreio, tel. 3388-6114

Nota:

Essa lista é demais! Eu não conhecia tantos brechós hypes assim! Agradeço à Veja Rio pela graça alcançada!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Enviar por email Imprimir Compartilhe
Posts Relacionados

galeria

Nome do trampo e/ou do autor

Conheci a arte do Rogerio Camolez quando entrei pela primeira vez no Ateliê Paula Gontijo (que em breve vai entrar como um cantinho inusitado). Rogerio cria personagens incríveis e ultrapassou a barreira dos desenhos (era [...]

veja a galeria completa

conheça o mexido de ideias

Mexido de Ideias

História, receitas e curiosidades sobre o café em um único espaço! O blog Mexido de Ideias, patrocinado pelo Grupo 3corações, reúne tudo isso e mais um pouco. Confira os destaques e aprecie sem moderação!

acesse o mexido de ideias